sexta-feira, 10 de agosto de 2012

antes das dez


o que é a tua vida, afinal? ontem sentei em um boteco e encontrei tantos....um moço passeava com uma pequena cadela, Laika, era seu nome. sempre doce. sempre amedrontada. só hoje eu percebi que o dono também vivia assim. já havia ouvido histórias de que andou bebendo demais, e tropeçou no caminho pra casa. ontem, hoje, seja lá qual dimensão, ele apareceu, foi simpático como todos os dias, mas todos notaram que seu rosto estava diferente, triste, destilando qualquer angustia e choro, todos falaram, ele sorriu, fez que concordava, deixou o cachorro comigo, enquanto foi apanhar um copo de suco de uva com vodka. todos reparam nele por alguns segundos, logos depois, já haviam retomado seus assuntos e diálogos, o homem, que teve um curto espaço de atenção, tentava terminar seu raciocínio, mas ninguém o ouvia, eu ouvia, e me senti mal por ele, e sentia raiva dos outros, e sentia raiva de mim. a tristeza era sua estampa. Eu pensava que talvez, eu gostasse apenas de ouvir e falar, e não pensar nas relações que estavam expressas ali, mas logo depois me achei arrogante e bebi outro copo de cerveja. após um tempo, fui dar uma volta, eu e alguns amigos leves, voltamos, o homem com a cadela estava com um diálogo em aberto, mas foi as pessoas voltarem para as suas antigas posições, para ele, novamente, falar sozinho. a cadela  tremia, minhas mãos estavam sobre ela, e eu sentia e também tremia. depois ele foi embora, cambaleando, senti ódio, tristeza, vontade de chorar, não sei bem, gosto dos olhos dele, depois, começamos a falar de amor, ah o amor, “a mais bela e derradeira repressão de si mesmo” como já diria Stirner. o moço, Bebeto, tão sorridente, alto, bonito, contando a história das duas mulheres, imaginei Bebeto namorando Rafa, imaginei um casal divertido, peculiar e cheio de vida, imaginei Bebeto conhecendo Juliana, menina bonita, imaginei Bebeto traindo Rafa, imaginei os pensamentos de Bebeto, as incertezas, a hora em que ele entrava no chuveiro e pensava em tudo isso, Bebeto terminou com Rafa e começou namorar Ju, depois de quatro meses percebeu que amava Rafa, terminou com Juju, e tentou por um ano e meio voltar com a Rafa, até descobriu novos nomes de flores, e fracassou. Juju gostava ainda de Bebeto, o moço pensou em desistir e saiu, foi pra Los Angeles com a Juju, era seu sonho, praia, vida nova, mulher nova, ficaram felizes, marcaram outras viagens, era tudo tão livre e leve, antes da viagem, havia ficado com Rafa, esta,quando soube que Bebeto estava do outro lado do mundo, surtou, sentiu a ausência rasgando sua garganta, mandou sinais de fumaça e Bebeto voltou. 40 dias depois ela disse que não gostava mais dele. agora Bebeto me contava isso rindo, mas fiquei pensando em quantas vezes ele pensou em suicídio. provavelmente nenhuma. Outra história escapou dos lábios alheios,a morena terminou depois de cinco anos, o mais velho não acreditava que fosse possível amar mais de uma pessoa, a morena comprou os móveis para o novo apartamento, afinal, eles voltaram depois de quatro meses, iam casar, ele, não voltava. sumia, ela voltou a odiá-lo, terminaram. – vocês se falam ainda? não. nunca mais. sabe, diante de tudo isso, eu enlouqueço deliciosamente, o amor...tanto..transbordamos tanto...hoje ouvi histórias tão tristes que sinceramente, me esqueci da minha, ainda mais pela maneira como foram contadas, com risadas e cerveja. talvez,de fato, eu seja muito sentimental.

beijos
Ana T.

Um comentário:

Tsuneichi disse...

é tanta tristeza escancarada, é tanta lágrima banalizada, que só rindo para conseguir se sentir triste de verdade.